Concluídas as tarefas de escrita deste primeiro curso de escrita criativa com o Twine, aqui vos deixamos algumas das histórias produzidas ao longo do semestre.
Apesar de todas terem sido criadas a partir do mesmo conjunto de instruções, há grandes diferenças entre elas, quer seja na época que retratam, no meio social que exploram, no caráter do detetive, no tipo de narrador, entre muitas outras. Mas mais importante, creio que todas mostram o gozo que foi criá-las.
Experimentem lê-las e jogá-las, e digam-nos o que é que acham. Deixem a vossa opinião na parte dos comentários no fundo desta página.
Pepino em Conserva
por Anna Kozlowska
Um funcionário da milícia de uma pequena cidade do interior da Polónia é chamado para investigar a estranha morte de uma prostituta russa. Sem hesitação, e acompanhado do teu fiel Polonez, enfrentas um dos piores invernos de de que há memória para atravessar os 20 graus abaixo de zero que te separam da casa da vítima. Quando lá chegas, percebes que a palavra “estranho” não é suficiente para descrever o que se passou naquela casa.
Tempo de leitura/jogo: 1 hora
Nível de língua: B2+
JOGAR
A Vida Perdida
por Anna Uścińska
Chamas-te Maria e és uma detetive da Polícia. Num dia quente de agosto de 2016, quando estavas na tua cafetaria preferida em Mińsk Mazowiecki a tomar um café, o teu telefone começou a tocar. Do outro lado, a tua colega disse-te que havia mais um crime para resolver…
Tempo de leitura/jogo: 1 hora
Nível de língua: B2
JOGAR
Uma história sem Título
por Zuzanna Matuszak e Justyna Piekarczyk
Tudo começa no bairro de Rublevka, em Moscovo. O tempo está maravilhoso com sol, céu limpo, sem vento e uma temperatura amena. Uma verdadeira primavera russa! Quando chegas ao teu destino, vês alguns polícias e uma ambulância em frente a uma vivenda enorme de paredes de ouro. Está na hora de começares a tua investigação.
Tempo de leitura/jogo: 1 hora
Nível de língua: B2
JOGAR
Quebra-nozes
por Katarzyna Sakowska e Sylwia Wojsa
Lisboa, setembro de 2016. Já passaram os melhores dias, aqueles cheios do sol da cidade da luz. As massas de turistas já abandonaram a capital. Os estudantes voltaram aos bancos, os lisboetas voltaram das férias no Algarve. Tudo parece estar tranquilo. Pelo menos, para o detetive Jogador. Como sempre, foi chamado a mais um lugar onde foi cometido um crime. Este caso parece ser simples, parece ser um suicídio. Mas o que no início parece ser banal, depois torna-se mais e mais complicado. Será que Jogador, um dos melhores detetives da praça, conseguirá lidar com este caso tão específico? “All the world’s a stage”, dizia Shakespeare. Nunca, como agora, estas palavras fizeram tanto sentido. Joga e vê se consegues ajudar o detetive a resolver este enigma! Ele conta contigo!
Tempo de leitura/jogo: 2 horas
Nível de língua: C1
JOGAR
This is from Matilda
por Ewa Rosłonek e Zuzanna Wilk
São nove horas da manhã e o detetive León se dirige ao apartamento de Matilda, onde vai encontrar o seu corpo, compondo uma cena meticulosamente arranjada. Lá fora, a chuva caía e ensombrava ainda mais o sórdido espetáculo. Está na sua mão, investigar esse hediondo crime e descobrir a verdade sobre Matilda.
Tempo de leitura/jogo: 2 horas
Nível de língua: C1
JOGAR
Tia Teresa
por Anna Brajczewska
Está chovendo e você quase não consegue ver a rua, melhor nem falar dos arredores. Acima de tudo, tem pressa. Talvez ainda seja possível voltar para casa no mesmo dia e, como você tinha planejado, passar as férias na montanha, junto da sua família que sempre sente falta de você. Como você estava enganado…
Tempo de leitura/jogo: 2 horas
Nível de língua: C1