Antes de começarmos, vamos só certificar-nos de que estão prontos/as a escrever tudo o que quiserem em língua portuguesa, respeitando a sua bela e extravagante ortografia.
Este blogue vai seguir o acordo ortográfico de 1990 e recomenda-se que também o façam nos vossos textos. Mas se alguém preferir seguir o anterior acordo, o de 1945 (que inclui as consoantes mudas — acção, Egipto, etc. — entre outras diferenças), poderá fazê-lo. O importante é ser consistente ao longo da escrita.
1. O teclado português
Como sabes, a ortografia da língua portuguesa inclui os seguintes carateres distintivos:
áàãâ éê í óõô ú ç º ª
que têm a sua razão de ser e merecem ser incluídos nas vossas histórias.
Muitas vezes, no WORD, as pessoas recorrem à função INSERIR SÍMBOLO ou a teclados virtuais. Isso pode resolver o problema, mas depressa se torna cansativo estar sempre a fazer isso.
O melhor é usar a disposição portuguesa do teclado quando escreverem em português.
No WINDOWS, no canto inferior direito do ecrã, deve aparecer a sigla da vossa língua “PL” ou “EN” ou outra. Carreguem aí, escolham “adicionar teclado” e selecionem o teclado português de Portugal (ou o brasileiro, se preferirem). Podem facilmente alternar entre os vários teclados com o atalho ALT+BARRA DE ESPAÇOS.
No MAC OS, na barra no topo do ecrã, cliquem no ícone da bandeira, escolham “abrir preferências do teclado”; depois, cliquem no sinal “+” e adicionem o teclado português. E já está. Podem facilmente alternar entre os vários teclados com o atalho CTRL+BARRA DE ESPAÇOS.
E depois, enquanto não se habituarem ao lugar das teclas, usem a imagem em baixo. Mas vão ver quem em menos de nada, já vão saber tudo de cor.
Atenção que para pôr os acentos nas vogais, é preciso carregar primeiro na tecla com o acento e só depois na tecla da vogal. No WINDOWS, quando se carrega na tecla do acento não acontece nada, mas se depois carregarem na tecla da vogal, esta já vem com acento. No MAC, o acento aparece. Não carreguem nas duas teclas (acento + vogal) ao mesmo tempo. Carreguem calmamente numa e depois na outra. Lembrem-se que o acento circunflexo (^) e o acento grave (`) estão na posição de cima da tecla, portanto, devem usar o SHIFT.

2. Carateres especiais
Para escrever com o TWINE, vais necessitar de usar alguns carateres especiais como:
[ ] — os colchetes ou os parêntesis retos;
{ } — as chavetas;
| — a barra vertical.
Podes introduzi-los tanto com teclado português como com o teclado polaco, mas toma atenção que a sua localização pode mudar de teclado para teclado. Mais uma vez, usa a imagem acima para os encontares rapidamente.
Vamos então conhecer a nossa ferramenta de escrita.